16 janeiro 2007

Especial - BASS DAY Bass Day ' 98
E ai galera! Atendendo a alguns pedidos! Ai está o nosso especial Bass Day. Bom Estou começando por esse, porque esse é o show que eu mais gostos, foi por causa desse show que eu me apaixonei pelo Baixo e larguei a guitarra de vez... Alguem tem uma História parecida com essa? Hehe! Acho que muitos!
Bom! Eu tenho alguns, o de 96, 97, 98, 2001 e 2002, estou vendo se consigo achar os outros anos mais tá dificil.


Este DVD é simplesmente arrasador e um claro exemplo de como as técnicas mais utilizadas pelos baixistas podem ser misturadas e levadas ao extremo em termos de precisão, execução, qualidade e criatividade.

Neste show, assistimos às conduções precisas e cheias de groove do baterista Kelly Grovely e do guitarrista Elijan “Regi” Wooten, irmão mais velho do baixista, que adaptou algumas técnicas do baixo - como slap e thumb – para a guitarra, tirando sons completamente inusitados. Na levada funk de “U Can’t Hold No Groove”, o baixista usa e abusa de técnicas como triple/quadruple pluck e double thumb, além de blue notes e pentatônicas, que deixam a platéia de boca aberta, tamanha a qualidade de seu som, percussivo em grande parte do tempo. Nesta mesma música, Wooten usa um delay para gravar, na hora, uma base para improvisar em cima, tipo de coisa que Jaco Pastorius adorava fazer.

Em alguns momentos, o baixista executa temas a duas vozes, bastante musicais e - como de praxe no seu caso - de extrema dificuldade técnica. É intrigante notar que, apesar de estar acompanhado apenas da bateria, Wooten consegue preencher todo o ambiente com o seu som, de forma que os outros instrumentos não fazem falta alguma.

Quando toca “A Night in Tunisia”, o baixista demonstra também que conhece bem o vocabulário jazzístico, usando em seu improviso vários cromatismos e frases outside. Em “Vulcan Worlds”, os dois irmãos usam slap e thumb com velocidade e precisão absurdas, fazendo um duelo que vale a pena ser visto várias vezes. Wooten também dá exemplos de como estudar escalas e hammer-on a partir de suas técnicas.No final, ele chama ao palco o baixista Oteil Burbridge (atualmente no Allman Brothers e no Gov’t Mule) para fazer uma participação especial com seu baixo de seis cordas.

Isso sem falar que Wooten ainda comenta e toca alguns grooves de Larry Graham e Stanley Clarke, em uma espécie de “mini vídeo-aula”.

Certamente, este vídeo serve como referência para quem quer conhecer o trabalho deste extraordinário instrumentista e ver a que ponto extremo as técnicas do contrabaixo podem chegar, e como elas podem ser misturadas. Vale ressaltar que a versão em DVD contém 70 minutos a mais de extras do que a versão em VHS. Altamente recomendável! (Fonte - Cover baixo)

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Vale ressaltar que a versão em DVD contém 70 minutos a mais de extras do que a versão em VHS. Altamente recomendável!" (Fonte - Cover baixo)

Essa sua versão é ripada do vhs ou do DVD? ;-)

8:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

I wish it was dvd.But its total length is 104 minutes!
Anyway; Thank you very much!!!

4:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

não sei o q acontece mas ele tá dando um erro e diz que :
Este pino não pode usar o tipo de mídia fornecido.
o q eu faço já baixei tudo!!!

5:12 PM  
Blogger Unknown said...

alve , estou baixando a video aula do ronaldo lobo, e depois quero conferir essa video aula tbm muito bom os posts vlw ai pelo material apresentado ótimo !!!!!!!

2:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

DEFEITO!! Baixei e está com defeito. Tentei já descompactar em outro pc mas está a mesma coisa.

7:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara muito obrigado, isso é um verdadeiro manjar dos deuses,pra quem curte esse instrumento maravilhoso que é o baixo. Você é o "cara" e receba meus agradecimentos pois estou com acervo de videos da hora!

8:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

OLA GALERA, VALEU PELO MATERIAL,MAS QUANDO ESTOU EXTRAINDO ESTA DANDO ARQUIVO CORROMPIDO,E AE O QUE FAZER.VALEU.

5:49 AM  
Blogger Unknown said...

Pô meu!!! valeu pela iniciativa baixeis alguns dos videos que vc disponibilizou e gostei muito! Tenho alguns tmbm com o Wooten e Bela Fleck encontro de Druns e Bass com Félix Pastórius sendo omenageado em nome do Pai Jaco e alguns outros ... Mais valeu pela iniciativa e obrigado por compartilhar esse material que curto tanto quanto o instrumento que nos facina !!!!
Valeu abraços

Anderson Vieira
Volta Redonda - RJ

7:14 AM  
Blogger Tchello BHMG said...

como faço pra visualizar video qdo apresenta a seguinte mensagem no media player
Este pino não pode usar o tipo de mídia fornecido.

11:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pow!!!Show de bola esse DVD...Parabéns e continue postando essas maravilhas de encher os olhos.

2:48 AM  
Blogger cao said...

fala brother!!!!
é muito trampo vc postar os anos de 2001 e 2002?
da um alÔ e
abraço!

10:46 AM  

Postar um comentário

<< Home